Quarta-feira, 11 de Agosto de 2010

Mero de leitor de jornais, telespectador de telejornais, navegador da internet. Mas, como qualquer pessoa que se preze, também tenho a minha opinião. E é esta: a culpa é da globalização.

Antes que o Bloco de Esquerda me mande um email com a devida ficha de inscrição de militante, serei um bocadinho mais acutliante: a culpa é da globalização da informação, do facto de em dois minutos todos sabermos o que acontece em Vanuatu ou em Vladivostock. Quero com isto dizer que quando lemos no DN que este Verão é o mais quente na Rússia nos últimos 1000 anos, me parece, digamos, algo exagerado. Segundo percebi, os registos só existem desde 1900 e troca o passo. Antes, são medições de paleometereologia ou alguma coisa assim com paleo no nome. E essas medições intuem imediatamente que sendo o mais quente em mil anos, nunca nesses mil anos a taxa de mortalidade em Moscovo duplicou como neste ano (de 350 mortes diárias para 700)?

O mesmo se poderá dizer das cheias do Paquistão, dos incêndios no Tabuaço, nas inundanções no centro da Europa, and so on. Não estou a dizer que a humanidade não tenha precipitado estas alterações - que precipitou, sem dúvida, e não deu só chuva. Mas que a Terra é um animal vivo desde há milhões de anos (por favor não confundir a metáfora com a aceitação do princípio de Gaia de Lovelock, que me parece, numa palavra, uma patetice), e que esse animal vivo sofre transformações e mais transformações, cíclicas ou não, sofre. E nem só do Homem vive a Terra. Somos um predador em roda livre, sem presa que o controle. Mas daí a sermos responsáveis por tudo e mais alguma coisa, vai um passo um bocadinho grande. Ainda para mais quando esse tudo e mais alguma coisa parece às vezes saído mais do fluxo de informação global vindo directamente de Valdivostock do que de dados verdadeiramente confiáveis.



publicado por JRS às 14:07 | link do post | favorito

mais sobre mim
posts recentes

O Mário

Mistress

FCF

Mira Técnica

Easter Message

PPD/PSD

It is

Canção Triste

Portugal

A Moral da Coisa

arquivos

Março 2013

Fevereiro 2013

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

blogs SAPO
subscrever feeds