Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013

Nada como regressar à Rua da Castela com esta actuação ao vivo do "Sr. Red House Painters", o "american nabe" Mark Kozelek. Não sei a data da dita cuja, mas terá sido há relativamente pouco tempo no talk show do Jimmy Fallon. Os pretos que o acompanham pertecem aos The Roots e conseguem abrilhantar aindamais a festa.

"Mistress" foi editada no álbum a que se convencionou chamar "The Rollercoster Album" em 1993. Há 20 anos, portanto. No mesmo álbum, além da versão semelhante à que aqui deixo, há também uma seminal ao piano, onde a obsessão de Kozelek é levada ao limite.

Tive o prazer de conhecer Mark Kozelek, de, nas Quasi, lhe editar os versos que escreveu. Chamou-se "Noites de Atropelo", tradução do Rui Lage de "Nights of Passed Over". O Vasco Gato deu-nos a honra de traduzir os versos. Foi há mais de dez anos. Ele veio cá lançar o livro, que só alguns anos depois conheceu edição inglesa. E contou-me como o álbum que lhe deu fama foi produzido com um laivos de obsessão. De como levou ao limite cada acorde, cada som de piano dessa linda versão.

"Mistress" sempre foi a mais bonita música de desamor que alguma vez ouvi. O Kozelek tem esse condão, o de mandar à merda as namoradas com uma beleza inexcedível. Basta ouvir "Grace Cathedral Park" e os duros versos que a compõem. E ainda me confidenciou que a sua namorada na altura não gostou muito deles. Pudera: "we walked down the hill, I feel the coming on of the fading sun and i know for sure that you'll never be the one". O mesmo se poderia dizer da "Katy Song", embora num formato relativamente diferente. A Katy voltou, depois. Só que eles não foram felizes para sempre, claro. Mas a música já existia e a Katy ficou para a eternidade a partir para Londres depois de um romance de Verão: "you've got some kind of family there to turn to and that's more than i could ever give you".

 

 

 



publicado por JRS às 10:09 | link do post | favorito

mais sobre mim
posts recentes

O Mário

Mistress

FCF

Mira Técnica

Easter Message

PPD/PSD

It is

Canção Triste

Portugal

A Moral da Coisa

arquivos

Março 2013

Fevereiro 2013

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

blogs SAPO
subscrever feeds