Segunda-feira, 11 de Abril de 2011

Uma das coisas que me liga a Famalicão é este clube. A casa da minha avó fica a 300 metro do Campo dos Bargos. Sobe-se pela estrada onde me espalhei de bicicleta há dezanove anos (a descer - um mês no S. João...), passa-se a igreja e o cemitério de Calendário e é a casa da minha avó - aquela que ainda hoje chamo minha. Menino pequeno ia para o campo brincar, ver treinos, muitas vezes acompanhado do Nela (João Janela, vizinho da minha avó, meu avô por afinidade, pai do Carlos que tanto nos tem ajudado nestes meses). Menino pequeno e mais crescido, pelas duas e vinte, descia as escadas da casa do meu avô, com o meu pai e o meu irmão e ia chamar o Nela à casa em frente para irmos ver o Famalicão. Fim dos anos oitenta, o Famalicão na primeira divisão e eu a ir para os cativos onde percebi que a verdadeira vizinhança se faz na partilha de um lugar desde há muitos anos. Da fila D via o jogo, um pouco à esquerda da linha do meio campo. Abel Braga, Caccioli, Tanta, Lula, Leomir, Dane Kupresanin, Menad, Lopes, Rogério, Birigui e o Carlos, claro, director desportivo do Famalicão na altura. Gosto muito do clube, que depois da página mais triste (uma presença nos distritais da Associação de Futebol de Braga) está agora a um passo de subir à 2º divisão B. Eu sei, ainda longe da Primeira Liga. Mas diz-me o meu irmão que as dívidas estão a ser negociadas, que a coisa está a ser feita com cabeça. Gosto muito daquele Campo dos Bargos que um presidente da Câmara, num acto infeliz como presidente do clube, quis chamar Estádio 22 de Junho. Era o Estádio Municipal, mas para mim era e é como o meu avô lhe chama - o Campo dos Bargos. As bancadas estão velhas (aquela onde se gravam estes golos). A "bancada nova", que se vê em frente, está velha. O superior está como sempre esteve - relvado. Só me custou terem matado o Maracanã (o campo de treinos pelado, num canto do estádio) com o poste de iluminação. Mas lembro-me de lá ver jogos à noite, coisa nova e deslumbrante. Gosto muito do Futebol Clube de Famalicão e do Campo dos Bargos. Sou o sócio 527, o Gui o 1189. Ele não sabe, mas também gosta muito do Famalicão.

Fico por isso muito feliz quando ganhamos 3-1 ao Sousense. Parece pouco. Mas ganhar ao Sousense é o mesmo que ganhar um clube que esteve perto de ser mais um Salgueiros. E ver e ouvir no youtube este pequeno video é vibrar no mesmo sítio onde tantas vezes vi a bola entrar. Aqui fica.

 

 



publicado por JRS às 23:08 | link do post | favorito

mais sobre mim
posts recentes

O Mário

Mistress

FCF

Mira Técnica

Easter Message

PPD/PSD

It is

Canção Triste

Portugal

A Moral da Coisa

arquivos

Março 2013

Fevereiro 2013

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

blogs SAPO
subscrever feeds